Conectando pessoas e marcas

Hashtags: o que são e como usá-las.

As hashtags são palavras-chave que, quando precedidas por # (cerquilha), se tornam links. Elas são utilizadas em diversas redes sociais, pois ajudam a organizar e categorizar o conteúdo, direcionando para uma página com todos os resultados de postagens que tiveram a mesma hashtag. Desse modo, ao inserir uma hashtag, um produtor digital impulsiona o alcance da publicação, tornando-a visível a um público selecionado. Isso quer dizer que é possível ter mais curtidas e melhorar a divulgação de seus conteúdos.
Mas afinal, qual a forma certa de usar as hashtags em diferentes redes sociais?
Cada comunidade digital tem um algoritmo, uma regra para uso de hashtags, e também a quantidade ideal para que a sua campanha seja destacada e não punida.
· O Instagram é a rede social que permite maior número de hashtags por postagem sem que seja considerado spam. É possível incluir até 30 hashtags, mas o ideal é incluir de 7 a 12 hashtags. Ao tomar esse cuidado, o seu conteúdo tem uma boa visibilidade e não é considerado indevido.
· Com o Facebook, as regras já mudam um pouco. É importante pensar bem em qual palavra colocar como hashtag, pois o algoritmo considera como spam as postagens que tem mais de duas hashtags.
· No Twitter, além da restrição de caracteres, o algoritmo destaca as postagens com duas hashtags. Ou seja, o acréscimo de três ou mais hashtags pode provocar uma queda no número de visualizações em seus tweets.
Uma observação importante é não incluir hashtags só por serem famosas ou trazerem visibilidade se não tiverem relação com o conteúdo da sua postagem. Essa prática pode prejudicar a imagem da empresa.
Outra dica é não incluir hashtags com frases ou muitas palavras, como #umafraseinteiraaqui ou #uma #frase #inteira #aqui, uma vez que inserida a hashtag, cada palavra se torna um link. A chance do seu cliente procurar somente por uma dessas palavras ou pela frase inteira é mínima.
Além do mais, tome cuidado ao utilizar estrangeirismos em suas postagens. Termos em inglês, por exemplo, podem atrair visitantes de outros países, que nunca consumirão os seus produtos. Agora, se o seu objetivo é só aumentar o número de curtidas, pense em adotar essa estratégia.